O sistema nervoso pode ser dividido em duas partes:
- Sistema nervoso central, constituído pelo cérebro e a medula espinal.
- Sistema nervoso periférico, formado pelos nervos situados fora da parte central.
Os distúrbios que ocorrem no sistema nervoso são causados pela própria doença ou por efeitos colaterais do tratamento. São eles:
- Zumbido e diminuição da acuidade auditiva.
- Diminuição da acuidade visual.
- Mudanças de paladar e de olfato.
- Alterações da fala.
- Fraqueza generalizada, tonturas, vertigens e náuseas.
- Dificuldade de coordenação motora.
- Paralisias e perdas de sensibilidade em diferentes partes do corpo.
- Convulsões.
- Alterações no funcionamento de órgãos, que podem levar à incontinência urinária e fecal, incapacidade de urinar ou evacuar espontaneamente e outros distúrbios.
- Dores e neuropatias por lesão das terminações dos nervos periféricos, causadoras de “formigamento”, perda de sensibilidade em certas áreas, dificuldade para manipular objetos, fraqueza muscular, dificuldade para andar etc.
O tratamento dos distúrbios neurológicos dependerá de suas causas e das limitações por eles impostas.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.