O Instituto Vencer o Câncer realizou nesta segunda-feira (12/11) a primeira edição do “Campeonato Barba, Bigode e Saúde: Futebol de Botão”. As partidas reuniram o ex-jogador e ídolo do Palmeiras Ademir da Guia, o jornalista esportivo Mauro Beting e os médicos colaboradores do IVOC, o urologista Ricardo Vita e o oncologista Rodrigo Mariano.
Os jogos foram realizados na Arquibancada Botões Clássicos, em São Paulo.
“A iniciativa é importante para divulgar o cuidado da saúde do homem de uma maneira mais divertida e lúdica, por meio de um tema que sempre chama a atenção do público masculino: o futebol”, afirma Luciano Araújo, da Botões Clássicos, parceria do IVOC na realização do Campeonato.
O oncologista Rodrigo Mariano destacou a importância da conscientização sobre hábitos que ajudam a evitar o câncer. “Estamos aqui falando de esporte. Fica, então, o recado para que os homens cuidem da alimentação, deixem o sedentarismo e pratiquem exercícios regularmente”.
A final do Campeonato foi disputada por Ademir da Guia e Ricardo Vita. A vitória foi decidida apenas nas cobranças de pênalti. O “Divino” levou a melhor, mas presenteou o médico com um autógrafo na bola rosa do Campeonato Brasileiro, doada pela CBF ao Instituto Vencer o Câncer.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.