A fadiga relacionada com o câncer é uma sensação persistente de cansaço e exaustão mesmo aos pequenos esforços, como tomar banho, andar do quarto até a sala ou subir dois ou três degraus. A fadiga pode ser causada pela própria doença ou pode ser um efeito colateral do tratamento.
Atenção: fadiga não é sinônimo de progressão da doença nem de falha do tratamento. Muitas vezes está relacionada a efeitos colaterais do tratamento ou complicações que podem ser corrigidas, como anemia, depressão, insônia ou dor.
As seguintes medidas podem ser úteis para ajudar a combatê-la:
- Procure andar de 15 a 30 minutos por dia;
- Reduza suas atividades domésticas ou no trabalho;
- Escolha o período do dia em que está mais disposto para realizar as tarefas que não podem ser adiadas;
- Tente dormir oito horas e tirar pequenos cochilos no meio do dia;
- Não tome café nem refrigerantes que contenham cafeína a partir da hora do jantar;
- Evite ingerir bebidas alcoólicas e refeições pesadas pelo menos duas horas antes de ir para a cama;
- Não assista à TV na cama. Procure ler ou ouvir música sob a luz de um abajur antes de deitar.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.