Hormonioterapia alimenta o câncer?

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

Após a quimioterapia para um câncer de mama, estou tomando um medicamento que meu médico disse tratar-se de hormonioterapia. Fiquei preocupada porque já ouvi dizer que hormônio causa câncer. Existe algum perigo? (Neia W)

Olá, Neia. Sua dúvida é bastante frequente. E você tem razão quando diz que alguns hormônios podem causar câncer. No caso do câncer de mama, a grande maioria dos tumores possui um receptor hormonal positivo. Ou seja, o contato com os hormônios femininos pode fazer a doença crescer ou aparecer novamente em uma paciente teoricamente já tratada.

Porém, você não está tomando hormônios. Quando nós, médicos, falamos em hormonioterapia após um tratamento de radioterapia, o que você está tomando é na verdade justamente o contrário: um bloqueador dos hormônios femininos, o que serve como proteção. Assim, pode ficar tranquila, pois a medicação não oferece perigo.

Dr. André Silveira: Oncologista clínico da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Publicação: 21/10/2015 | Atualização: 17/07/2025

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.