A infecção pelo vírus de Epstein-Barr (EBV) é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do câncer de nasofaringe.
Alguns alimentos podem reativar o vírus, funcionando como promotores do câncer de nasofaringe. O peixe salgado, muito consumido na China, onde a infecção pelo EBV é muito frequente a partir dos 2 anos de idade, é um desses exemplos. Outros são os vegetais de folhas verdes preservados em sal, os picles e as azeitonas salgadas.
A ingestão de álcool parece aumentar o risco de câncer de nasofaringe.
Mais uma vez, uma dieta rica em frutas e vegetais de folhas verdes frescas tem efeito protetor. Os alimentos ricos em folato também são protetores.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.