Entre os fatores de risco, destaca-se principalmente o uso de derivados do tabaco. Os fumantes possuem três vezes mais chances de desenvolver a doença do que os não fumantes. Dependendo da quantidade e do tempo de consumo, o risco fica ainda maior.
Outros fatores de risco são o consumo excessivo de gordura, de carnes e de bebidas alcoólicas, como também a exposição a compostos químicos, como solventes e petróleo, durante longo tempo.
A manutenção do peso dentro de limites saudáveis e o controle da composição corporal são importantes na prevenção e no controle do diabetes, fator de risco importante no surgimento do câncer de pâncreas.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.