Cada vez mais as pessoas estão buscando na Internet informações sobre Saúde. O relatório anual de buscas do Google, divulgado nesta semana, mostra que em 2016 “zika vírus” foi o quinto termo mais procurado no mundo entre as Notícias Globais. Segundo a empresa, 1% das pesquisas feitas no site refere-se a sintomas de doenças. Pode parecer pouco, mas de acordo com o Google, o índice representa milhões.
Ter informação de qualidade disponível é, portanto, fundamental. Disseminar o conhecimento de forma correta e segura é um dos objetivos do Instituto Vencer o Câncer. A campanha Busque Vencer, lançada pelo Instituto, enfatiza que a informação de qualidade é o começo do tratamento.
A campanha ouviu 6 pacientes que tiveram câncer. A ansiedade, o medo, as dúvidas e a necessidade de saber o que vai acontecer os levaram a buscar informações na Internet. “Você fica com vários fantasmas: o que é a doença, como o meu corpo vai responder, o que eu devo fazer, os cuidados”, afirma João Guilherme Becheli, que teve Linfoma de Hodgkin e pesquisou sobre a doença na Internet.
Aline Borges também recorreu à rede. Ela descobriu que estava com câncer de mama quando estava grávida. Na internet, procurou informações sobre câncer de mama na gravidez, sintomas e os efeitos da quimioterapia para o bebê. “Num primeiro momento, eu tive medo de ter que escolher. Passou pela minha cabeça: será que eu vou ter que escolher em me tratar ou ter minha filha?”, conta.
João Guilherme Becheli e Aline Borges estão no vídeo da campanha Busque Vencer. Outros pacientes também estão e contam que na busca por informações encontraram muito conteúdo sem sentido para eles. “Eram notícias jogadas, lançamento de remédios, laboratório”, diz Charif Neto, diagnosticado com câncer de próstata e metástase óssea. “Eu não aprendi nada que me desse segurança para saber o que eu estava fazendo”, acrescenta Cristiana Castrucci, diagnosticada com câncer de mama. Ana Paula Massolin, diagnosticada com câncer de intestino e metástase no pulmão, se assustou com o que leu. “Eu vi umas coisas que me assustavam tanto que eu decidi: não olho mais”.
A informação na Internet não pode confundir nem amedrontar o paciente. A campanha Busque Vencer foi lançada para enfatizar a importância de o conteúdo ser transmitido com clareza para ajudar o paciente a enfrentar sua jornada. No portal vencerocancer.org.br, há informações sobre os tipos de câncer, tratamento, qualidade de vida e direitos do paciente e o vídeo da campanha Busque Vencer.
Fonte: Matéria publicada no Estadão Shopping
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.