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Instituto Vencer o Câncer propõe “papo reto” sobre câncer de próstata, neste Novembro Azul

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Ações de conscientização vão incluir webcasts e postagens nas redes sociais

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, com uma estimativa de mais 71 mil novos casos diagnosticados em 2024, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Embora a maioria dos casos ocorra em homens acima dos 65 anos, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento, com taxas de cura acima de 90% em estágios iniciais. No entanto, o preconceito e a falta de conhecimento sobre a doença ainda levam muitos homens a evitarem o exame preventivo, aumentando os riscos. 

Falar objetivamente sobre o câncer de próstata, esclarecendo a importância do rastreamento, desmistificando o exame de toque retal e promovendo uma visão realista sobre o tratamento é fundamental para salvar vidas.

Neste Novembro Azul, o Instituto Vencer o Câncer propõe uma conversa franca para reduzir o estigma e promover a prevenção e autocuidado. Na campanha, pacientes reais que tiveram câncer de próstata contam seus medos, desafios, esperanças. Ao lado deles, um homem que perdeu o pai para a doença fala de sua relação com a prevenção, fatores de risco e diagnóstico.

O Instituto preparou uma série de webcast que vai emocionar, impactar e engajar o público para falar sobre a doença, sem preconceito. O jornalista e apresentador Fernando Rocha foi host desta conversa, conduzida num clima de “vestiário masculino”, um lugar onde é possível discutir os mais variados temas, sem filtro.

Nas redes sociais, conteúdos vão informar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, de uma maneira clara e objetiva, estimulando a comunicação entre médico e paciente, amigos, familiares, demonstrando o comprometimento do Instituto com a informação relevante e de qualidade sobre temas ainda considerados “tabus” pela sociedade.

“O nosso maior desafio é prevenir e diagnosticar precocemente. A gente previne câncer de próstata com exercício físico, com dietas ricas em vegetais, em carnes brancas, pobres em gorduras, em açúcares, condimentados e embutidos, e mantendo o peso em ordem”, destaca o oncologista Fernando Maluf cofundador do Instituto Vencer o Câncer. “Outro ponto muito importante é fazer os exames regulares, fundamentais para o diagnóstico precoce. Incluímos, a partir dos 50 anos, o toque retal, que faz parte do exame físico, e também o exame de sangue, que é o PSA”, afirma o médico.

A campanha, que estará presente nas redes sociais do Instituto, tem o apoio de Johnson & Johnson e Novartis.

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

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