MUCOSITES
Mucosites são inflamações da mucosa oral que podem provocar ulcerações, desconforto e dor forte. Alguns tipos de agentes quimioterápicos, depressão imunológica e radioterapia aplicada em tumores de cabeça e pescoço são suas principais causas. A figura mostra um caso de mucosite severa causada pela combinação de quimioterapia combinada com radioterapia para tratar um tumor de boca.
A melhor maneira de lidar com as mucosites é preveni-las ou, pelo menos, tratá-las precocemente. Abaixo, algumas dicas que ajudam a prevenir as lesões:
- Chupe gelo antes e durante as sessões de quimioterapia que envolvem certas drogas (a equipe de saúde poderá dar orientações sobre quais drogas mais comumente causam mucosite);
- Visite o dentista pelo menos duas semanas antes de iniciar o tratamento. O uso de laser na mucosa da boca pode tanto tratar a mucosite como reduzir sua intensidade (efeito preventivo);
- Escove os dentes e as gengivas depois de toda refeição, com cuidado, usando escova de cerdas macias;
- Tome bastante líquido para manter a boca úmida;
- Não use soluções bucais desinfetantes que contenham álcool. Pergunte a seu médico qual é aconselhada em seu caso;
- Evite alimentos ácidos, apimentados, salgados e secos;
- Não palite os dentes;
- Se usar dentadura, remova-a;
- Fique longe do fumo e do álcool.
Para facilitar a alimentação:
- Macere ou corte os alimentos em pedaços pequenos;
- Acrescente caldos para deixar a comida mais fácil de deglutir;
- Se preferir, tome líquidos com canudinho;
- Não coma alimentos muito quentes;
- Dê preferência a alimentos de consistência mais leve, como macarrão, ovos, purê de batata, suflês, cereais bem cozidos, frutas batidas com leite ou iogurte, sorvetes e milk-shakes;
- Acrescente óleo de oliva à vontade aos alimentos;
- Coma sentado, com a cabeça um pouco inclinada para a frente. Permaneça em posição ereta por pelo menos 30 minutos depois de comer.
DOR AO ENGOLIR (DISFAGIA)
A dificuldade para engolir pode ser resultado da própria doença, de mucosites causadas pela quimioterapia e radioterapia ou de infecções instaladas na faringe e esôfago.
Eventualmente, em casos de impossibilidade de ingerir alimentos, pode ser necessário introduzir uma sonda gástrica para garantir a nutrição. Além das medicações que seu médico poderá receitar para reduzir a inflamação e a dor local, tome os seguintes cuidados:
- Coma alimentos amolecidos: purês, pudins, suflês, iogurtes, sorvetes, milk-shakes etc.;
- Acrescente caldos e molhos aos alimentos para umedecê-los, e óleo de oliva para torná-los mais calóricos;
- Use um canudinho para tomar líquido;
- Faça cinco ou seis pequenas refeições por dia;
- Evite álcool, cafeína, sucos ácidos e alimentos duros que dependam de mastigação excessiva.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.