O oncologista Dr. Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer, destaca em seu artigo no Poder360 desta semana a importância do Maio Vermelho, campanha de conscientização sobre o câncer de boca.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 15 mil novos casos por ano no Brasil. A doença pode comprometer funções essenciais como fala, mastigação e deglutição, exigindo tratamentos muitas vezes mutilantes e impactando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Dr. Maluf ressalta a necessidade de regulamentar os cigarros eletrônicos, intensificar a fiscalização e investir em campanhas educativas voltadas à juventude. Neste ano, o Dia Mundial Sem Tabaco, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 31 de maio, traz o tema “Desmascarando a indústria do tabaco”, com o objetivo de alertar sobre as táticas usadas por empresas para tornar seus produtos mais atrativos, principalmente para o público jovem.
Para ler o artigo completo, acesse: Maio Vermelho e o alerta contra o câncer de boca
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.