Por mais que o paciente tome todos os cuidados para se manter disposto e bem descansado, às vezes é difícil vencer a fadiga. Nesses casos, pode ser indicado o uso de medicamentos para aliviar o cansaço.
A avaliação, obviamente, é feita pelo médico, que irá considerar as causas da fadiga e o fato de que o paciente já está submetendo seu organismo a uma série de outras substâncias medicamentosas.
Veja também: Oncologista dá dicas para evitar a fadiga
Em alguns casos, são ministrados estimulantes leves, presentes em remédios para aliviar o mal-estar da gripe. Em outros casos, o médico pode recomendar o uso de corticoides. São substâncias que, usadas com pausas periódicas, costumam trazer alívio aos pacientes. Também pode ocorrer o uso de metilfenidato, embora não seja uma prática muito usual.
O ideal, no entanto, é que os remédios sejam a última opção, até para evitar a sobrecarga no organismo do paciente em tratamento. Por isso, é bom lembrar que também existem os “remédios” naturais para a fadiga, que vão desde sucos energizantes a mudanças de hábitos cotidianos, como a inclusão de exercícios físicos na agenda.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.