Imunoterapia reduz o risco de recorrência do tumor
Boa notícia para pacientes com câncer de pulmão. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no último mês de março mais uma indicação para o uso do medicamento pembrolizumabe no Brasil. Agora ele também pode ser utilizado para o câncer de pulmão localizado, após o tratamento habitual.
O pembrolizumabe é uma imunoterapia já amplamente utilizada no Brasil em outros contextos, tanto no câncer de pulmão quanto em outros tipos de tumores, como mama, rim, bexiga, colo de útero, melanoma.
Com essa recente aprovação, a imunoterapia pode então ser incorporada como uma etapa adicional na linha do tratamento do câncer de pulmão de células não-pequenas com estádios IB a IIIA (inserir link https://vencerocancer.org.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao-o-que-e/cancer-de-pulmao-diagnostico/). Isso inclui aqueles pacientes tratados primeiro com uma cirurgia, seguido pela quimioterapia.
Após esta etapa, o médico oncologista pode indicar o tratamento com pembrolizumabe, a ser realizado pelo período de um ano. Vale destacar que o estudo não avaliou pacientes que receberam qualquer tratamento feito antes da cirurgia, seja quimioterapia ou radioterapia.
A inclusão dessa imunoterapia representa um grande avanço para o tratamento do câncer de pulmão, uma vez que o pembrolizumabe reduz significativamente o risco de recorrência do tumor. Ou seja, ele aumenta a chance de cura.
Converse com o seu oncologista, que pode informar se esse medicamento é recomendado para o seu caso.
Dra. Jéssica Ribeiro
Oncologista clínica
Integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.