Como funciona o risco de câncer quando familiares tiveram diferentes tipos de tumores? Minha avó materna teve câncer de mama, meu avô paterno teve câncer de próstata, meu pai teve câncer de pulmão e tias maternas tiveram câncer de colo de útero. O risco se acumula? (Marcos V)
Alguns tipos de tumores estão relacionados com síndromes genéticas. Contudo, é a minoria. No caso da pergunta, na maioria dos casos o risco não é acumulado pela presença de vários familiares com tumores diferentes. Porém, somente o oncologista é o profissional habilitado para informar se o risco aumenta dependendo do tumor apresentado pelos familiares.
Dra. Graziela Zibetti Dal Molin: Oncologista clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.