back to top

Otimismo durante tratamento oncologico

spot_img

 

Receba seu tratamento com alegria

Lembre-se de que você decidiu fazer aquele tratamento específico, portanto esteja convicto de que ele é o melhor para você entre todos os propostos. Existem dois modos de recebê-lo: com tristeza ou com alegria.

Pela experiência médica, notamos que, de maneira subjetiva, os pacientes que recebem o tratamento com alegria passam por esse período da vida de modo muito mais tranquilo do que aqueles que o fazem com amargura.

Imagine que os tratamentos que lhe estão sendo oferecidos visam curá-lo ou melhorar sua saúde, e lembre-se de que muitas pessoas no passado não tiveram a mesma oportunidade de tratamento, por não haver tantas opções disponíveis.

A mente é muito poderosa, ou seja, as ferramentas terapêuticas, como cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e drogas de alvo moleculares podem ajudá-lo ou causar efeitos colaterais em proporções que podem ser influenciadas não só pelo que você espera delas, mas também pelo seu lado emocional.

Tenha uma atividade pró-ativa

Ao receber o diagnóstico de câncer, temos a sensação, como mencionado anteriormente, de que o mundo desabou. Lembre-se de que isso não é verdade, pois a cura é possível em uma série de casos.

Procure ter uma atitude pró-ativa, encarando o câncer como um desafio a ser vencido e não como uma ameaça, assumindo que você é parte importante nesse processo.

O câncer não é seu dono e você é parte importante no combate a ele. Não tenha pena de si mesmo, transforme esse momento em algo desafiador e seja pró-ativo.

Seja otimista

Quando recebemos o diagnóstico de câncer e vamos iniciar um tratamento, devemos perguntar e obter todas as informações necessárias para compreender a doença e o tamanho do desafio que teremos pela frente. A informação, como descrita no item 2, é parte essencial do seu tratamento.

As informações o colocam no contexto da racionalidade e da realidade. A pessoa fica ciente dos detalhes do tratamento, seus potenciais efeitos colaterais, os próximos passos e as possibilidades de sucesso.

Daí para a frente, sugerimos veementemente que você encare tudo com otimismo, com o sentimento de que vai vencer esse desafio. Sempre falamos aos nossos pacientes que realidade e otimismo não vêm separados e sim juntos. Os dois são instrumentos poderosos para ultrapassar os obstáculos gerados pelo câncer.

Viva a vida com alegria

Durante o tratamento e após seu término, procure se divertir. Isso o tornará mais relaxado e o fará sentir que a vida continua. Vá aos restaurantes de que gosta, aos teatros, à ópera.

Converse com seu médico sobre viagens que costuma fazer ou que gostaria de fazer com seu cônjuge, pais, filhos ou netos.

Nesse período, nem a sua vida nem a de seus entes queridos deve parar.

Artigo anterior
Próximo artigo
spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria