back to top

Nódulo hipoecoico, o que é e quando é perigoso?

spot_img

O nódulo recebe o nome de hipoecoico ou hipoecogênico “quando, na ultrassonografia, ele aparece mais escurecido, por ter densidade menor que as estruturas adjacentes. Geralmente é formado por líquido ou gordura”, explica a oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein Maria Alzira Rocha, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer. 

Por que a detecção precoce de nódulo hipoecoico é importante?

Segundo a médica, a detecção precoce destas lesões, também chamadas de cistos, é importante para que suas características sejam avaliadas ao exame de imagem com melhor entendimento do risco de desenvolvimento de câncer.

Quais regiões do corpo são mais propensas a ter este tipo de nódulo?

“Os cistos acometem mais comumente mamas e tireoide nas mulheres e na população geral os rins e fígado”, ressalta Maria Alzira Rocha.

Quando um nódulo hipoecoico pode ser um câncer?

A oncologista destaca que, geralmente, estas lesões são benignas e apresentam baixo risco de transformar-se em câncer.

“O tratamento indicado é o acompanhamento com exames periódicos, como a ultrassonografia. O tempo de realização dos exames depende justamente do local, tamanho e outras características dos cistos”, explica. 

A ressecção cirúrgica pode ser necessária se os nódulos passam a ter dimensões ou localização que causem sintomas. Essa decisão pode ser tomada muito mais pelas queixas do que pelo risco de os cistos transformarem-se em câncer.

“Vale ressaltar que há doença genéticas raras que são formadores de cistos, principalmente nos rins e no fígado”, alerta a Maria Alzira Rocha. 

“Nestas condições, que são diferentes dos cistos populacionais, há formação de grande quantidade de nódulos e o acompanhamento deve ser feito para ressecções eventuais, a fim de não comprometer as funções dos respectivos órgãos. Mas não há maior risco de malignização”, completa a oncologista.

Veja também: Nódulo na mama é câncer? | Evitar Tratar Curar.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria