Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a “prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.
Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor1”.
A campanha do Outubro Rosa do INCA 2021 tem como mote “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”, com mensagens de cuidado voltadas para profissionais de saúde e a população em geral.
Como manter uma alimentação saudável no dia a dia?
“Na correria do dia a dia muitas pessoas pulam refeições ou preferem alimentos para serem ingeridos rapidamente para ganharem tempo. Geralmente, esses alimentos são sem fibras, processados e ultra processados”, afirma a nutróloga Andrea Pereira, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.
De acordo com a médica, “o ideal é reservar um tempo na maior parte da semana para nos alimentarmos com calma e atenção. O fato de olharmos para a nossa comida dá mais saciedade, portanto, comemos menos. Além disso, mastigar bem os alimentos facilita a nossa digestão”, destaca.
A nutróloga Andrea Pereira reforça que, de um modo geral, é recomendada a seguinte proporção do prato saudável: 50 % de verduras e legumes, 25% de proteínas animais (ovos, carnes branca e vermelha) e vegetais (feijão, quinoa, grão de bico e lentilhas) e 25% de carboidratos (arroz, batatas, mandioca, farinhas e macarrão), dando preferência para os integrais pelo menos vezes na semana. “O prato brasileiro típico é muito adequado!”
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.