Plaquetas baixas e quimioterapia

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

Olá, estou em tratamento de câncer no pulmão e no fígado, mas já tratei também de câncer no reto. Faço tratamento há quase dois anos para câncer de pulmão. As quimioterapias são realizadas três vezes ao mês. Mas nas duas últimas vezes não consegui fazer, pois as minhas plaquetas estão abaixo do necessário. Gostaria de saber o que posso fazer para aumentá-las e proceder com o tratamento, por favor?

Provavelmente o baixo numero de plaquetas se deve ao tratamento atual e também  ao efeito acumulado das outras quimioterapias na medula óssea ( local aonde as células do sangue são produzidas, inclusive as plaquetas).

O aumento das plaquetas ocorre naturalmente fazendo intervalos maiores entre os ciclos de quimioterapia. Portanto, não há uma dieta ou alimento especifico que faça aumentar a produção das plaquetas.

Se, mesmo com as pausas, os números de plaquetas continuarem muito baixos, é necessário conversar com seu médico para verificar a possibilidade de investigar a medula óssea através de exames como mielograma ou biopsia de medula, para uma melhor análise.

Andréa Malta Ferrian: Oncologista clínica da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

 

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.