back to top

Políticas Públicas

Advocacy, mobilização, articulação, incidência política... as palavras são difíceis, mas nosso objetivo é bem claro: criar as melhores condições de acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente com câncer, sem perder de vista a sustentabilidade do sistema de saúde.

Políticas Públicas

Nosso Papel Social

Trabalhar com políticas públicas é um dos nossos pilares. Nós canalizamos a voz do paciente e mostramos aos governos a importância de ouvir a sociedade antes de tomarem as decisões.

Para isso, utilizamos ferramentas de comunicação, educação e mobilização social. A informação é essencial nesse processo. Mas não basta falar é preciso escutar. Escutar pacientes, médicos, gestores e todos os envolvidos com o tema em pauta.

Com este olhar, além da comunicação, trabalhamos com pesquisas nacionais e internacionais para termos mais e mais argumentos a favor do que acreditamos ser o melhor para os pacientes com câncer.

Quer entender melhor? Então vamos dar um exemplo prático.

De 2018 a 2023, o Instituto Vencer o Câncer trabalhou pela incorporação automática dos tratamentos orais contra o câncer pelos planos de saúde. Tais medicamentos já são usados em maior escala em vários países do mundo. 

Foram várias frentes de atuação: vídeos com médicos, pacientes e personalidades que estiveram ao nosso lado. Abaixo assinados, idas à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Veio o veto presidencial à medida aprovada pelos parlamentares e iniciamos mais uma série de etapas de trabalho para articular uma nova proposta.

Nossas conquistas

Redução de 4 anos para 180 dias no tratamento oncológico pelos planos de saúde

Inicialmente, pleiteamos uma mudança que beneficiaria pacientes com câncer, mas o que conquistamos foi além: obtivemos uma mudança estrutural do sistema de saúde suplementar que beneficiou pessoas com várias patologias.

A incorporação de um tratamento pelos planos poderia demorar até quatro anos, passou a demorar 180 dias, no máximo, e os medicamentos orais oncológicos passaram a ser incorporados em 120 dias.

O que estamos fazendo em 2024

Desde 2023 até esse ano, dedicamos especial atenção à nova política de prevenção e controle do câncer, promulgada pela lei n.º 14.758, de 19 de dezembro 2023.

Atuamos na redação do projeto de lei antes da votação e agora estamos trabalhando na regulamentação por meio de nossa participação como membros do Conselho Consultivo do Inca (Instituto Nacional de Câncer) – o CONSINCA.

Além disso, incentivamos a participação de médicos e pacientes em consultas e audiências públicas não apenas para incorporação de tratamentos e procedimentos, mas para questões que sabemos podem afetar o dia a dia das pessoas com câncer

Temos dois grandes projetos que tem alto envolvimento com Políticas Públicas:

Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica e Unidos pela Vacina HPV e prevenção do câncer

São os projetos que exigem uma grande articulação entre esferas governamentais, iniciativa privada, rede de assistência e organizações da sociedade civil.

Realmente acreditamos que grandes transformações só são promovidas com a participação de todos os interessados.