back to top

Quando posso engravidar após tratamento para linfoma?

Perdi uma menina com 8 semanas de gestação, durante quimioterapia contra um linfoma não Hodgkin B. Eu e meu marido estávamos esperançosos, pois muitas grávidas tiveram seus filhos mesmo realizando quimioterapia. Será que estou no caminho certo? Poderei engravidar novamente, já que não tive tempo de congelar óvulos? A partir de quando seria seguro uma nova tentativa? (Alessandra M)

Querida Alessandra, sei que foi dolorido para vocês terem perdido o bebê, mas infelizmente esse fato pode acontecer durante o tratamento quimioterápico de um linfoma. Não desistam e não achem que tudo está perdido.

A recomendação é que termine todo o seu tratamento quimioterápico e espere pelo menos 3 anos para nova tentativa, pois assim haverá um tempo considerável para retomar sua fertilidade e você estará longe dos efeitos secundários da quimioterapia. Certifique-se com seu médico que quando decidirem tentar uma gravidez não haja nenhuma evidência da doença.

Obrigado pelo contato e estamos à disposição para novos questionamentos que surjam.

Dr. José Ulysses Amigo Filho: Médico titular do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria