Se eu precisar me afastar do trabalho por longo período devido ao tratamento da doença que eu não disse que tinha, como a empresa se comportaria em relação a isso?
Não é obrigatório divulgar a condição de saúde, nem mesmo no processo seletivo. Contudo, se o candidato for selecionado para a vaga, a relação de trabalho deverá ser pautada pela transparência e lealdade. Dessa forma, na hipótese de o empregado necessitar se afastar do trabalho, a notícia não será nenhuma surpresa para o empregador.
A lei garante ao empregado o afastamento por doença remunerado. O empregador arcará com a remuneração do funcionário nos primeiros 15 dias de afastamento e o governo a partir do 16º dia.
Consultoria: Claudineia Jonhsson, advogada especialista em direitos do paciente oncológico.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.