back to top

Sedentarismo e obesidade contribuem para o surgimento de câncer?

spot_img

Tenho 56 anos, diabetes tipo 2, sou bipolar, tenho insuficiência renal crônica, hipertensão e estou obesa. Por conta dos remédios psiquiátricos fico sem disposição para me exercitar. Gostaria de saber se os fatores acima mencionados contribuem para o surgimento de algum tipo de câncer. Obrigada.

A obesidade, assim como a hipertensão e o diabetes, são fatores de risco não só para o câncer, mas também para outras doenças. Os exercícios, se praticados com regularidade, 150 minutos por semana, ajudam no controle de peso, dos níveis desejáveis de pressão arterial e de insulina, além de reduzir o risco de desenvolvimento de vários tipos de cânceres.

Quanto à falta de energia e indisposição a que se refere devido ao uso de alguns medicamentos, sugiro que experimente fazer uma caminhada diária de 15 minutos. Ainda que pareça um grande esforço nos primeiros dias, com o tempo você vai se sentir mais disposta e poderá evoluir para 20 e depois 30 minutos. Experimente, é essencial movimentar o corpo!

Luciana Assman: Educadora Física especialista em pacientes oncológicos.

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria