Os sintomas do câncer de rim
Nas fases iniciais, o câncer de rim não costuma causar sintomas. Muitas vezes, o diagnóstico é feito quando a lesão atinge 10 cm de diâmetro ou mais. Outras vezes, são descobertos incidentalmente durante a realização de exames de check-up (como, por exemplo, em uma ultrassonografia do abdome). Quando surgem, os sinais e sintomas mais comuns são:
Hematúria
É a presença de sangue na urina, resultante do rompimento de vasos sanguíneos no interior da massa tumoral. Ocorre em 40% a 50% dos pacientes.
Dores na região lombar
Como os rins estão situados na parte mais profunda do abdome, próximo à coluna vertebral, à medida que o tumor cresce, pode exercer pressão contra as raízes nervosas da região lombar. Dores lombares constituem queixas em cerca de 40% dos casos.
Emagrecimento
Perda de peso é encontrada em 30% dos pacientes. Costuma estar associada a tumores mais avançados e a prognósticos menos otimistas. Outros sintomas gerais são:
- Diminuição do apetite;
- Cansaço;
- Palidez;
- Ocasionalmente febre.
Já em caso de doença avançada com envolvimento de outros órgãos, os sintomas mais comuns são:
- Aumento do volume abdominal, provocado por grandes massas tumorais nos órgãos do abdome;
- Inchaço das pernas, quando ocorre invasão dos linfonodos;
- Falta de ar e tosse, sintomas frequentes nos casos de disseminação para os pulmões;
- Dores ósseas ou fraturas, associadas a metástases ósseas;
- Dor de cabeça, tontura, visão dupla e perda da força muscular de um dos lados do corpo, sintomas que sugerem comprometimento cerebral.
Atualização: Dr. Fabio a. B. Schutz – CRM 114.313 Oncologista clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574 Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF