Sintomas do GIST

Compartilhe:

Sumário

O GIST (Tumor Estromal Gastrointestinal) é uma neoplasia rara que se origina nas células intersticiais de Cajal do trato gastrointestinal. Os sintomas do GIST podem variar amplamente dependendo do tamanho, localização e estágio do tumor. A seguir, detalhamos os principais sintomas associados ao GIST.

Dor abdominal

A dor abdominal é um dos sintomas mais comuns do GIST. A dor pode ser persistente ou intermitente, variando de leve a intensa, e pode ser localizada em qualquer parte do abdômen, dependendo da localização do tumor. A dor é frequentemente descrita como um desconforto ou sensação de pressão.

Sangramento gastrointestinal

O sangramento gastrointestinal é outro sintoma significativo do GIST. Pode se manifestar como hematêmese (vômito com sangue) ou melena (fezes escuras e com odor forte devido à presença de sangue digerido). O sangramento pode ser leve e intermitente ou intenso e contínuo, levando à anemia e fraqueza.

Saciedade precoce

Pacientes com GIST podem experimentar uma sensação de plenitude ou saciedade precoce, mesmo após consumir pequenas quantidades de alimentos. Isso ocorre porque o tumor pode obstruir parcialmente o trato gastrointestinal, dificultando a passagem dos alimentos.

Náuseas e vômitos

Náuseas frequentes e vômitos são sintomas comuns do GIST, especialmente se o tumor estiver causando obstrução no trato gastrointestinal. Esses sintomas podem levar à perda de apetite e desidratação.

Perda de peso inexplicada

A perda de peso inexplicada é um sintoma comum em pacientes com GIST. A perda de peso pode ser resultado de uma combinação de fatores, incluindo a redução da ingestão de alimentos devido à saciedade precoce, náuseas e vômitos, e o aumento do gasto energético do corpo.

Fadiga e fraqueza

A anemia é frequentemente causada pelo sangramento gastrointestinal crônico associado ao GIST. A anemia pode levar a sintomas como fadiga, fraqueza, palidez e falta de ar. A presença de anemia pode ser um indício importante de sangramento oculto no trato gastrointestinal.

Inchaço abdominal

O inchaço abdominal ou ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal) pode ocorrer em casos de GIST avançado. Esse sintoma pode ser acompanhado de desconforto abdominal e dificuldade para respirar.

Dificuldade para engolir

Se o GIST estiver localizado no esôfago ou na junção gastroesofágica, pode causar disfagia, que é a dificuldade para engolir. Esse sintoma pode levar à perda de peso e desnutrição.

Massa palpável

Em alguns casos, uma massa ou nódulo palpável pode ser detectado no abdômen. Essa massa pode ser o próprio tumor e é mais comum em tumores de grande tamanho.

Foto de Dr. Antonio Carlos Buzaid

Dr. Antonio Carlos Buzaid

Destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405

Foto de Dr. Fernando Cotait Maluf

Dr. Fernando Cotait Maluf

Renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930

Publicação: 24/04/2025 | Atualização: 24/04/2025

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Artigos relacionados

Acesse outros artigos sobre o Câncer.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.