Transfusão de sangue
Em alguns casos pode ser necessária, já que o número de sangue ou plaquetas fica bem abaixo do normal neste período, e o paciente pode apresentar hemorragias ou sintomas associados à anemia.
Após a primeira fase de indução, a medula óssea é reavaliada para verificar se foi obtido uma remissão da doença. Após a fase entra o período de consolidação que pode ser realizado, dependendo do caso, com mais quimioterapia, transplante autólogo de medula óssea ou transplante alogênico de medula óssea.
Transplante de medula óssea
Também chamado de transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH), poderá ser uma alternativa, a depender de uma análise criteriosa que inclui características biológicas da doença, resposta ao tratamento inicial, comorbidades, idade, se há um doador compatível e dos riscos. Alguns pacientes são diagnosticados de leucemias chamadas de “alto risco” e nesses casos a quimioterapia inicial não será suficiente para remissão e cura. Para estes casos, será necessário o transplante de medula óssea. O tipo de transplante a ser realizado é o alogênico, e hoje em dia podemos fazer nas modalidades quando a medula vem de um doador 100% compatível ou de um familiar direto 50% compatível (haploidêntico). Ainda temos a disponibilidade, mas em casos muito selecionados, do transplante de células do cordão umbilical.
Radioterapia
Este procedimento é bastante raro em leucemias, mas pode ser indicado antes do transplante de medula óssea, para diminuir o tamanho do baço e possíveis dores ósseas. Nele, são utilizadas radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais.
Os efeitos colaterais vão depender da localização em que o procedimento será realizado. Geralmente, o paciente pode apresentar problemas de pele, como ressecamento, coceira, vermelhidão ou descamação.
Texto cedido pela ABRALE
Atualização: Dr. Breno Moreno de Gusmão – CRM 166.471
Hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
e Dra. Natália Pin Chuen Zing – CRM 151.758
Hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Março 2022