Pular para o conteúdo principal

Leucemia Mieloide Crônica | Recaída

São diversas as opções para o tratamento. Ou seja, caso o paciente não responda bem ao primeiro tratamento, o especialista terá outra opção para indicar.

Quando a Leucemia Mieloide Crônica se apresenta em uma fase acelerada, as células doentes se acumulam no corpo de forma mais rápida e podem adquirir novas mutações genéticas, que tornam o tratamento menos eficaz. As opções terapêuticas são as mesmas usadas na LMC não acelerada, porém com uma dosagem maior. O transplante de medula óssea, incluindo o autólogo, também passa a ter uma indicação maior, em especial para os pacientes mais jovens.

Já a fase blástica é a mais complicada, tornando a leucemia crônica mais próxima da aguda. Nela, as células doentes são fabricadas em maior número e tornam-se resistentes às terapias convencionais.

Para os pacientes em fase blástica que não foram tratados antes, inibidores da tirosina quinase associados a quimioterapia podem ser indicados. Hoje, o Dasatinibe e Ponatinibe são os mais usados nesse contexto, associados a quimioterapia, como passo prévio ao transplante.

 


Dr. Ricardo Helman

Selecione uma área para saber mais:

O que é

Saiba Mais

Prevenção

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Diagnóstico

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer LMC

Notícias leucemias

Os desafios dos cânceres hematológicos, do diagnóstico preciso ao acesso aos novos tratamentos

Dificuldade de identificar corretamente cânceres hematológicos prejudica a cura. Um dos obstáculos é ampliar rede de superespecialistas.
Agenda

I Simpósio Internacional de Onco-Hematologia | Março 2018

Simpósio vai apresentar os principais aspectos diagnósticos e de tratamento de tumores hematológicos.
Notícias LMC (Leucemia mieloide crônica)

Leucemia Mieloide Crônica requer persistência durante o tratamento

As complicações desse tipo de leucemia não são como as que estamos acostumados a ver em filmes e novelas. Atualmente é possível controlar a evolução…