Pular para o conteúdo principal

Tudo sobre leucemia mieloide crônica (LMC)

O que é

A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo de câncer não hereditário que se desenvolve na medula óssea e, na maior parte dos casos, ocorre em adultos na faixa etária dos 50 anos (apenas 4% dos pacientes são crianças).

Ainda não se sabe ao certo o motivo para o seu surgimento, mas os médicos afirmam que é uma doença adquirida, que não está presente no momento do nosso nascimento, e não é hereditária.

A LMC se distingue dos outros tipos de leucemia pela presença de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia (Ph+). Os cromossomos das células humanas compreendem 23 pares (numerados de 1 a 22 e dois cromossomos sexuais), num total de 46 cromossomos. Nos pacientes com a doença, estudos mostraram que existe uma translocação (fusão de uma parte de um cromossomo em outro cromossomo) em dois cromossomos, os de número 9 e 22, caracterizando assim a leucemia mieloide crônica.

Hoje, mais de 70% dos pacientes conquistam a remissão completa da doença (quando nos exames não consta mais nenhum sinal da doença).

É possível dividi-la em três fases:

Crônica

Quando os pacientes apresentam pequenas quantidades de células imaturas (blastos) em amostras de sangue e/ou medula óssea. Esta é a fase mais comum e apresenta resposta mais fácil ao tratamento.

Blástica

Quando a LMC apresenta um número elevado de blastos (≥ 20%) no sangue e/ou medula óssea. Esta situação pode ocorrer já como apresentação inicial ou evoluir de uma LMC fase crônica ou acelerada.

Acelerada

Uma fase intermediária entre a fase crônica e blástica. Nesta fase, a doença apresenta algumas características de maior risco para transformação em fase blástica da LMC. Por exemplo, um número aumentado de blastos (< 20%) ou alterações genéticas de maior risco.

 


Dr. Ricardo Helman

Selecione uma área para saber mais:

Prevenção

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Diagnóstico

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Recaída

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer LMC:

Câncer

Fevereiro Laranja: mês da conscientização sobre as leucemias

A leucemia não escolhe sexo, classe social ou idade. Qualquer pessoa pode receber o diagnóstico, por isso é importante ficar atento aos sinais da doença.…
Câncer

22 de Setembro – Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crônica

Conheça melhor este tipo de câncer de sangue, que atinge principalmente adultos A leucemia mieloide crônica (LMC) é um câncer que se desenvolve na medula…
Notícias leucemias

Os desafios dos cânceres hematológicos, do diagnóstico preciso ao acesso aos novos tratamentos

Dificuldade de identificar corretamente cânceres hematológicos prejudica a cura. Um dos obstáculos é ampliar rede de superespecialistas.
Agenda
I Simpósio Internacional de Onco-Hematologia | Março 2018
Notícias LMC (Leucemia mieloide crônica)
Leucemia Mieloide Crônica requer persistência durante o tratamento