back to top
InícioTipos de câncerLeucemia Mieloide Crônica | O que é

Leucemia Mieloide Crônica | O que é

 A leucemia mieloide crônica (LMC) é um tipo de câncer não hereditário que se desenvolve na medula óssea e, na maior parte dos casos, ocorre em adultos na faixa etária dos 50 anos (apenas 4% dos pacientes são crianças). Ainda não se sabe ao certo o motivo para o seu surgimento, mas os médicos afirmam que é uma doença adquirida, que não está presente no momento do nosso nascimento, e não é hereditária. A LMC se distingue dos outros tipos de leucemia pela presença de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia (Ph+). Os cromossomos das células humanas compreendem 23 pares (numerados de 1 a 22 e dois cromossomos sexuais), num total de 46 cromossomos. Nos pacientes com a doença, estudos mostraram que existe uma translocação (fusão de uma parte de um cromossomo em outro cromossomo) em dois cromossomos, os de número 9 e 22, caracterizando assim a leucemia mieloide crônica. Hoje, mais de 70% dos pacientes conquistam a remissão completa da doença (quando nos exames não consta mais nenhum sinal da doença). É possível dividi-la em três fases:

Crônica

Quando os pacientes apresentam pequenas quantidades de células imaturas (blastos) em amostras de sangue e/ou medula óssea. Esta é a fase mais comum e apresenta resposta mais fácil ao tratamento.

Blástica

Quando a LMC apresenta um número elevado de blastos (≥ 20%) no sangue e/ou medula óssea. Esta situação pode ocorrer já como apresentação inicial ou evoluir de uma LMC fase crônica ou acelerada.

Acelerada

Uma fase intermediária entre a fase crônica e blástica. Nesta fase, a doença apresenta algumas características de maior risco para transformação em fase blástica da LMC. Por exemplo, um número aumentado de blastos (< 20%) ou alterações genéticas de maior risco.  


Dr. Ricardo Helman

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção