A recaída do câncer de pele é uma preocupação significativa para pacientes que já passaram por um diagnóstico e tratamento inicial dessa doença. Embora muitos tipos de câncer de pele tenham altas taxas de cura quando detectados e tratados precocemente, existe sempre o risco de que o câncer retorne, seja no local original ou em outras áreas do corpo.
O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer, afetando milhões de pessoas em todo o mundo anualmente. Os três principais tipos são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, sendo este último o mais agressivo. Mesmo após um tratamento bem-sucedido, os pacientes permanecem em maior risco de desenvolver novos cânceres de pele ou experimentar uma recorrência.
A recaída pode ocorrer por diversos motivos, incluindo células cancerígenas remanescentes após o tratamento inicial, danos contínuos ao DNA causados pela exposição à radiação ultravioleta, ou predisposição genética. O tempo para a recorrência pode variar significativamente, desde alguns meses até vários anos após o tratamento inicial.
Compreender esses aspectos é crucial para o manejo eficaz a longo prazo do câncer de pele e para melhorar a qualidade de vida dos sobreviventes.
Não Melanoma
Conforme a localização desses tumores, pode ser difícil conseguir margens de segurança amplas, o que aumenta o risco da recidiva local tanto para o carcinoma basocelular, como para o de células escamosas.
Melanoma
Quanto mais profundamente o melanoma penetrar, maior o risco de entrar nos canais linfáticos e/ou sanguíneos e, assim, espalhar-se pelo corpo. O índice que mede essa profundidade é conhecido como índice de Breslow (nome do patologista que descreveu esse parâmetro). Melanomas ulcerados têm comportamento mais agressivo pelo risco aumentado de causar metástases. Além disso, a presença de acometimento de gânglios (os chamados linfonodos) também aumentam o risco de recorrência do melanoma.
Atualização: Dra. Veridiana Pires De Camargo – CRM: 113175 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Fevereiro 2023