back to top

GIST | O que é

O GIST é um tumor raro do trato gastrointestinal cuja sigla em inglês se refere a GastroIntestinal Stromal Tumors. Durante muito tempo, pouco se soube a respeito deste tipo de câncer e ele era considerado um tipo de sarcoma de partes moles originado nas células musculares do trato gastrointestinal.

Porém, quando se analisava o GIST no microscópio e se fazia uma reação enzimática chamada imunohistoquímica, percebeu-se na década de 90 que o GIST não parecia um sarcoma originado no músculo, mas sim um tumor que nascia nas células de Cajal, responsáveis por mover o intestino, ou seja, são um tipo de células nervosas que funcionam como uma espécie de marca-passo do intestino.

A maior parte dos outros tumores gastrointestinais (adenocarcinoma de estômago ou de cólon, por exemplo) se originam na parte de dentro dos órgãos, a qual é chamada de camada mucosa. Já o GIST nasce na parede dos órgãos, onde moram as células de Cajal.

Uma das características mais marcantes do GIST é que esse tipo de tumor costuma apresentar uma mutação em um gene chamado KIT. O GIST pode se originar em qualquer órgão do trato gastrointestinal, porém em 50 a 60% dos casos é proveniente do estômago, 20% a 30% do intestino delgado, 10% do intestino grosso (cólon), 5% do esôfago e 5% de outros locais da cavidade abdominal.

Em geral, os GISTs nascidos no estômago tendem a ser menos agressivos. Os principais fatores determinantes da agressividade do GIST são: tamanho, seu órgão de origem, o quanto as células estão proliferando e a presença ou não de ruptura do tumor.


Atualização: Dra. Veridiana Pires De Camargo – CRM: 113175 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Vídeo: Dra. Veridiana Camargo

Data de publicação: 03/07/2017

Última atualização: 08/08/2024

Dr. Antonio Carlos Buzaid
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Antonio Carlos Buzaid é um destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405
Dr. Fernando Cotait Maluf
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Cotait Maluf é um renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930