back to top

Instituto Vencer o Câncer lança 2ª edição do livro sobre tumor de pulmão, mesotelioma pleural e timoma

spot_img

Publicação traz dois novos capítulos e atualiza informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento

 

O câncer de pulmão é um dos tumores mais incidentes no Brasil e no mundo, e ainda apresenta um dos menores índices de sobrevida entre todas as neoplasias. Mais da metade dos casos é diagnosticada tardiamente, o que faz com que o prognóstico geral ainda seja muito ruim. No entanto, muitos avanços importantes ocorreram nos últimos anos, capazes de modificar a história natural dessas doenças, proporcionando maior controle e uma melhora significativa na qualidade de vida de todos os pacientes.

Muitas vezes, para quem passa pela jornada do tratamento, é difícil entender as possibilidades envolvidas, exames, classificação dos tumores, aspectos moleculares, diferentes terapias. Para levar essas informações de forma acessível, o Instituto Vencer o Câncer lança a segunda edição do livro “Vencer o Câncer de Pulmão, Mesotelioma e Timoma”, coordenado pelos oncologistas Antonio Buzaid (cofundador do Instituto Vencer o Câncer e Diretor Médico Geral de Oncologia e Hematologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo); Suellen Nastri Castro (médica titular do Centro de Oncologia e Hematologia da BP) e Marcelo Corassa (líder da Unidade de Oncologia Torácica da BP).

O segundo volume traz atualizações sobre prevenção, rastreamento, diagnóstico, caracterização molecular tratamento e controle das neoplasias do tórax, especialmente do câncer de pulmão, e destaca também o mesotelioma pleural e o tumor do timo (ou timoma), menos frequentes, porém de impacto relevante.

O timoma é o tema de um dos novos capítulos da publicação. Trata-se um tipo de tumor raro que se desenvolve no timo, uma glândula localizada no tórax, entre os pulmões. Outro capítulo incluído na nova edição trata sobre pesquisa clínica, abordando aspectos gerais dos estudos em câncer, mitos e orientações sobre como participar dos protocolos.

Para o oncologista Antonio Buzaid, os tumores de pulmão e tórax representam um dos maiores desafios de saúde pública na atualidade, por sua incidência e alta taxa de mortalidade. Por isso, é importante destacar as novidades no tratamento. “Temos medicamentos novos que melhoram a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes”, afirma.

“O livro traz informações atualizadas sobre timoma, mesotelioma e câncer de pulmão, de fonte confiável e de fácil entendimento”, comenta a oncologista Suellen Castro.

A obra procura abranger toda a jornada do paciente, com os fatores de risco, rastreamento, diagnóstico e tratamento. “Abordamos como estão hoje as técnicas de radioterapia, cirurgia, as indicações de outros tratamentos depois desses procedimentos. Explicamos sobre quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, o que fazer quando a doença já é avançada e como é feita a escolha do tratamento para os pacientes. Tratamos ainda da importância da equipe multidisciplinar”, ressalta a médica.

“A publicação é uma fonte de conhecimento extremamente válida para os pacientes. Quanto mais entendimento houver em relação à doença, às terapias escolhidas, maior vai ser a possibilidade de que, no longo prazo, os pacientes vivam mais e melhor”, afirma Marcelo Corassa.

O livro “Vencer o Câncer de Pulmão, Mesotelioma e Timoma” está disponível para download gratuito. Clique aqui e baixe seu exemplar.

Instituto Vencer o Câncer lança 2ª edição do livro sobre tumor de pulmão, mesotelioma pleural e timoma

A publicação faz parte da coleção do Instituto Vencer o Câncer, que já abordou aspectos gerais da Oncologia e os tumores de mama, de próstata, colorretal pele e neoplasias ginecológicas.

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria