Tudo sobre câncer de pulmão
O que é
Respirar é tão fundamental para a vida que já nascemos sabendo “executar” essa ação. No entanto, um dos cânceres mais comuns compromete justamente o órgão essencial para isso: o pulmão. O câncer de pulmão é um dos tumores mais comuns e o maior responsável pelas mortes decorrentes de câncer no mundo. A última estimativa mundial apontou incidência de 2,2 milhão de casos novos de câncer de pulmão para o ano de 2020, e 1,8 milhão de mortes em decorrência desta doença.
Anatomia
Os pulmões são desenhados para o processo da respiração. O ar entra nos pulmões através da traqueia, que se divide em brônquios principais, que, por sua vez, vão se dividindo múltiplas vezes até ficarem microscópicos. Por fim, os bronquíolos se conectam com estruturas que lembram pequenos sacos, também microscópicos, chamados de alvéolos.

Anatomia dos pulmões. Note a região entre os pulmões, que é chamada de mediastino, e a pleura, que envolve os pulmões (A). Observe também os linfonodos linfáticos (em verde) e os lobos do pulmão (B).
É nos alvéolos, a partir de vasos sanguíneos muito pequenos, chamados capilares, que ocorrem as trocas dos gases entre a atmosfera e o sangue. Os pulmões levam oxigênio para o interior e gás carbônico para fora do corpo. Ao redor deles, envolvendo a parte externa dos pulmões e a parede torácica, estão respectivamente as pleuras visceral e parietal, que formam as cavidades pleurais.
Similares a um saco fechado, as cavidades pleurais contêm uma pequena quantidade de líquido que evita o atrito entre os pulmões e a parede do tórax, funcionando como um lubrificante. As cavidades pleurais têm pressão negativa, isto é, funcionam como um vácuo, que mantém os pulmões cheios de ar e colados na parede do tórax.
História Natural da Doença
As células cancerosas podem se espalhar pela via linfática ou pelos vasos sanguíneos. Por vezes, elas se espalham por dentro das vias aéreas. Isso ocorre principalmente em um raro subtipo de câncer de pulmão de células não pequenas, chamado carcinoma bronquíolo-alveolar.

Vias de disseminação das células do câncer de pulmão. Note que elas podem se disseminar pelos vasos linfáticos, vasos sanguíneos e mais raramente pela própria via aérea.
Tipos de câncer de pulmão
Para efeitos práticos, há dois tipos principais de câncer de pulmão, algo que é definido pela biópsia:
- Células não pequenas (corresponde a cerca de 85% dos casos)
- Células pequenas (corresponde a cerca de 15% dos casos)
O câncer de pulmão de células não pequenas é subdividido em três subtipos:
- Adenocarcinoma (inclui o bronquíolo-alveolar, subtipo mais raro)
- Carcinoma de células escamosas
- Carcinoma de células grandes
Hoje o tipo mais comum de câncer de pulmão é o adenocarcinoma.
Atualização: Dra. Suellen Nastri Castro – CRM 151.417
Oncologista clínica – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574
Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF
Vídeo: Dr. Marcelo Corassa