A Leucemia linfoide aguda é o tipo de câncer mais comum na infância. A leucemia linfoide aguda (LLA) não é uma doença hereditária e suas causas ainda não são conhecidas.
A notícia boa é que, hoje, 90% das crianças em tratamento chegam à cura. Ela acontece quando as células-tronco, responsáveis por dar origem aos componentes do sangue (glóbulos brancos, que combatem as infecções; glóbulos vermelhos, que fazem oxigenação do organismo; e plaquetas, que impedem as hemorragias), sofrem alterações.
Por ser uma leucemia aguda, células ainda muito jovens, também chamadas de imaturas, param de funcionar corretamente e começam a se reproduzir de maneira descontrolada. A LLA afeta a linhagem linfoide, responsável pela produção de linfócitos.
Neste caso, porém, a produção anômala, além de não exercer sua função, impede a fabricação das outras células/ linhagem do sangue. Sua evolução é bastante rápida, tornando fundamental que o tratamento se inicie o quanto antes.
Embora a maior parte dos casos aconteça em crianças, adultos também podem ser diagnosticados com LLA, e cerca de 50% dos que realizam o tratamento entram em remissão completa da doença.
Dra. Maria Lucia Lee