A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovouno dia 12 de dezembro de 2016 o registro e comercialização da medicação Trametinibe para o tratamento de pacientes com melanoma metastático ou irressecável com mutação no gene BRAF. O medicamento é de uso oral e deverá ser combinado com Debrafenibe, aprovado em janeiro do ano passado.
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O melanoma é o tipo menos frequente, mas é o mais agressivo. Se for diagnosticado precocemente tem bom prognóstico. No entanto, no estágio avançado pode ter metástase, afetando outros órgãos. Aproximadamente 50% dos casos de melanoma apresentam mutação no gene BRAF, o que pode aumentar a proliferação e sobrevivência das células cancerígenas.
Verificou-se através de estudos que Trametinibe quando usado em combinação com Debrafenibe potencializa a capacidade de inibição de proliferação dessas células. Estudos mostraram também que o uso dos dois medicamentos juntos aumentou a sobrevida e a qualidade de vida de 2/3 dos pacientes com melanoma metastático ou irressecável com a mutação no gene BRAF.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.