back to top

ASCO 2024 – Pesquisa liderada pelo Dr. Fernando Maluf traz resultados inovadores no tratamento do câncer de pênis

spot_img

Estudo HERCULES acompanhou 33 pacientes que receberam imunoterapia e quimioterapia

O Brasil é considerado um dos países com maior incidência de câncer de pênis no mundo, representando 2% de todos os tipos de câncer que atingem os homens no país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A proposta do estudo HERCULES é avaliar se o uso de imunoterapia associada à quimioterapia tradicional é eficaz e seguro como terapia de primeira linha no tratamento do câncer de pênis avançado.

O estudo clínico foi conduzido pelo médico oncologista Dr. Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer, e realizada pelo Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG)

A pesquisa começou a ser desenvolvida em 2020. Agora, as principais descobertas foram apresentadas nesta segunda-feira (03/06) pelo Dr. Maluf na ASCO Annual Meeting 2024, maior congresso de oncologia do mundo, que acontece entre os dias 31 de maio e 4 de junho em Chicago, nos Estados Unidos.

Ao longo do percurso, 33 pacientes foram acompanhados, com exames de imagem a cada 6 semanas. Os pacientes receberam imunoterapia e quimioterapia por 6 aplicações, seguido de imunoterapia até completar 34 aplicações. 

ASCO 2024 – Pesquisa liderada pelo Dr. Fernando Maluf traz resultados inovadores no tratamento do câncer de pênis

“Os resultados não são apenas uma vitória para a ciência brasileira, mas também uma prova de que a pesquisa clínica pode e deve olhar para as populações mais vulneráveis”, comenta o Dr. Maluf. “O sucesso deste estudo demonstra que investir em inovação para todos gera resultados significativos, beneficiando não apenas os pacientes envolvidos diretamente, mas também a comunidade global, já que vamos mudar o tratamento desta doença em todo mundo”, observa. 

O estudo mostrou que 75% dos pacientes tiveram algum grau de redução do volume tumoral, e que 39,4% deles apresentaram redução significativa. Os resultados, somados ao controle da doença e dos sintomas, demonstram o benefício do novo esquema de tratamento avaliado. Além disso, dois marcadores foram identificados através de exames nas amostras tumorais que são potenciais preditores de melhor resposta ao tratamento, são o P16 e o TMB. Pacientes com P16 positivo e TMB alto tiveram taxa de respostas (redução do volume tumoral) de 55,6% e 75%, respectivamente.

“É crucial entender que os ensaios clínicos são os alicerces do desenvolvimento de futuros medicamentos e terapias. Para o HERCULES, abrimos centros de pesquisa em hospitais do norte ao sul do Brasil”, explica Dr. Gustavo Werutsky, diretor executivo do LACOG. 

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria