No início da doença, o câncer de ovário é silencioso, não apresenta sintomas. E mesmo quando ele já está mais avançado, seus sinais podem ser confundidos com manifestações comuns a outras enfermidades, como a sensação de indigestão. Acompanhe a história de Amanda, paciente que descobriu um câncer de ovário no início da pandemia em 2020. Ela conta que sentia pequenas dores no abdômen após as refeições, mas que com o tempo foi se acostumando aos incômodos, até que decidiu procurar um médico clínico geral.
Realizado o ultrassom e a ressonância, Amanda descobriu que tinha diversos nódulos na região abdominal e foi encaminhada diretamente para especialistas no tratamento contra o câncer. A jovem teve de realizar uma cirurgia para retirada do aparelho reprodutor e algumas partes do intestino. Além de todos os cuidados após o procedimento, ela ainda teve que lidar com o fato de não poder ser mãe.
Amanda seguiu com o tratamento de hormonioterapia após a cirurgia, e criou um grupo de apoio para mulheres com câncer de ovário. Sua história emociona e toca todas as pessoas, mesmo as que não convivem com a doença.
Conheça a história de Amanda no vídeo.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.