“Vencer o Câncer de Pulmão e Mesotelioma Pleural” é o quarto volume da coleção lançada pelo IVOC, que já abordou aspectos gerais da Oncologia e os tumores de mama e de próstata.
Três oncologistas se uniram para traduzir para o grande público o câncer de pulmão. São eles: Antonio Buzaid, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer, William Nassib William Júnior e Suellen Nastri Castro. Todos grandes especialistas que conhecem toda complexidade desse tumor, para que pacientes e familiares tenham mais informações confiáveis para enfrentar essa jornada.
O câncer de pulmão ainda assusta muito por sua letalidade, mas as opções de tratamento vêm evoluindo rapidamente e é preciso que os pacientes e seus familiares saibam lidar com elas. Até mesmo para profissionais de saúde que não atuam diretamente com o tumor, conhecer e compreender a diversidade de dados é muito importante.
Para Antonio Buzaid, é preciso colocar o câncer de pulmão em evidência, por conta do número de casos elevados e pelas novidades no tratamento. “Temos medicamentos novos que melhoram a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes”, ressalta.
Outra questão complexa que envolve o câncer de pulmão é o diagnóstico, que normalmente acontece na fase avançada da doença, o que reduz as chances tratamentos efetivos. Este cenário é um dos maiores desafios de saúde pública na atualidade.
“Tentamos mostrar a complexidade de forma simples, para que todo mundo consiga ler e entender”, comenta a oncologista Suellen Castro. “Como o mesotelioma é um tumor bem raro, foi importante incluir esse tema no câncer de pulmão, uma vez que os oncologistas clínicos e cirurgiões torácicos também tratam os pacientes com mesotelioma”.
A obra abrange toda a jornada do paciente, desde os dados sobre os que têm maior risco de desenvolver a doença, rastreamento, diagnóstico, detalhamento sobre como é feita a biópsia, além da importância da equipe multidisciplinar”.
Como o tabagismo é o maior fator de risco, há um capítulo exclusivo sobre o tema, explicando como é e o que preciso fazer para parar de fumar e como é importante fazê-lo a qualquer tempo.
Segundo o oncologista William Nassib William Júnior é importante informar que “hoje em dia existe rastreamento com tomografia do pulmão, especialmente indicada para fumantes ou ex-fumantes, que consegue detectar a doença em estágio inicial e aumentar a chance de cura. Em geral, é indicada para pessoas acima dos 55 anos, com histórico importante de tabagismo”.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.