Tudo sobre câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e no mundo. Surge principalmente em áreas expostas ao sol e, quando identificado precocemente, tem altas chances de cura.

Visão geral

Entenda o que é o câncer de pele.

Câncer de pele

O que é câncer de pele?

Câncer de pele é o crescimento anormal das células da pele, causado principalmente pela exposição excessiva à radiação ultravioleta. Os principais tipos são carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma.

Câncer de pele

Fatores de risco

Exposição solar sem proteção, histórico de queimaduras solares, pele clara, olhos claros, histórico familiar, imunidade suprimida e uso de câmaras de bronzeamento artificial aumentam o risco de câncer de pele.

Câncer de pele

Sintomas

Manchas ou lesões na pele que sangram, coçam ou mudam de forma, cor ou tamanho, surgimento de novas lesões na pele, além de feridas que não cicatrizam, são sinais de alerta.

Câncer de pele

O que é melanoma?

Tipo mais agressivo de câncer de pele, pode ocorrer em pintas novas ou pintas que mudam de cor, forma ou tamanho. Requer diagnóstico precoce e tratamento rápido.

Câncer de pele

Diagnóstico

O tratamento varia conforme o tipo e estágio do tumor e pode incluir cirurgia, radioterapia, crioterapia ou imunoterapia e terapia-alvo, especialmente nos casos de melanoma.

Câncer de pele

Prevenção

Usar protetor solar diariamente, evitar exposição ao sol nos horários de pico, usar roupas protetoras e realizar autoexames regulares são formas eficazes de prevenir o câncer de pele.

Câncer de pele

Tratamento

O tratamento varia conforme o tipo e estágio do tumor e pode incluir cirurgia, crioterapia, radioterapia, quimioterapia tópica ou imunoterapia, especialmente nos casos de melanoma avançado.

Câncer de pele

Recaída

O câncer de pele pode reaparecer, especialmente em pessoas com fatores de risco significativos. Acompanhamento dermatológico regular é fundamental para detecção precoce de novas lesões.

Câncer de pele

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.