Diagnóstico do câncer de ovário

Compartilhe:

Sumário

Como a paciente não costuma apresentar sintomas nas fases mais iniciais da doença, o diagnóstico do câncer de ovário é geralmente feito por ocasião de exames clínicos e ginecológicos de rotina ou quando surgem os sinais sugestivos.

Infelizmente, não há exame preventivo para diagnóstico precoce, como no caso do Papanicolaou para o câncer do colo de útero. A ultrassonografia transvaginal nem sempre permite chegar ao diagnóstico enquanto o tumor se acha restrito ao ovário.

Exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética podem ajudar a avaliar a extensão da enfermidade.

Nos casos em que existe ascite (acúmulo de líquido no abdome), a punção com agulha permite coletar o líquido da cavidade abdominal, para pesquisar se há células malignas em seu interior. Outro exame auxiliar é a dosagem da proteína (ou antígeno) CA125 no sangue.

É comum que o CA125 esteja elevado no câncer de ovário, mas o valor encontrado deverá ser interpretado em conjunto com os demais dados clínicos e exames de imagem. O CA125 também pode se elevar devido a causas benignas.

Estadiamento do câncer de ovário

Tendo em vista tais fatores, o diagnóstico conclusivo é feito na cirurgia, que deve permitir a visualização da cavidade abdominal inteira, para ser possível a retirada do tumor primário, de ambos os ovários, trompas, útero, parte do peritônio e do máximo de lesões porventura presentes entre as alças intestinais. Os quatro estádios da doença estão descritos abaixo:

Diagnóstico do câncer de ovário
Estadiamento do câncer de ovário.

Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987 Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo 

Foto de Dr. Antonio Carlos Buzaid

Dr. Antonio Carlos Buzaid

Destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405

Foto de Dr. Fernando Cotait Maluf

Dr. Fernando Cotait Maluf

Renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Artigos relacionados

Acesse outros artigos sobre o Câncer.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.