Fatores de risco do câncer de pâncreas

Compartilhe:

Sumário

Os seguintes fatores do câncer de pâncreas são considerados como agravantes para que se desenvolva este tipo de carcinoma:

Fatores de risco do câncer de pâncreas
Fatores de risco que levam ao aparecimento do câncer de pâncreas.

Fumo

É um dos principais fatores de risco. Fumantes correm risco duas a três vezes maior do que os não fumantes. É provável que um terço dos tumores de pâncreas seja provocado pelo cigarro.

Pancreatite crônica

Os portadores de pancreatite crônica (alcoólica e não alcoólica) correm risco até 10 vezes maior do que aqueles que não têm a doença.

Radioterapia prévia

Pacientes que receberam radioterapia na área onde se localiza o pâncreas correm risco mais alto.

Dieta

Embora haja controvérsia, existe suspeita de que dietas ricas em gordura e carne vermelha e pobres em frutas e verduras aumentem o risco de desenvolver a doença. Não há consenso sobre a relação entre o uso de álcool e café e o desenvolvimento do câncer de pâncreas.

Diabetes mellitus tipo 2

O próprio câncer pode provocar diabetes por afetar a produção de insulina do órgão. Contudo, alguns estudos sugerem que, com o passar dos anos, os pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 teriam maior probabilidade de desenvolver câncer de pâncreas.

Fatores ambientais

A exposição prolongada a pesticidas e outros produtos químicos é fator de risco.

Síndromes genéticas

São muito raras e incluem: síndrome das neoplasias endócrinas múltiplas do tipo 1, câncer colorretal hereditário não polipose (HNPCC, sigla em inglês), câncer de mama hereditário associado à mutação do gene BRCA2 e síndrome de Peutz Jeghers. Além dessas síndromes, estima-se que aproximadamente 3% dos tumores de pâncreas tenham origem familiar.


Dr. Ricardo Carvalho

Foto de Dr. Antonio Carlos Buzaid

Dr. Antonio Carlos Buzaid

Destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405

Foto de Dr. Fernando Cotait Maluf

Dr. Fernando Cotait Maluf

Renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Artigos relacionados

Acesse outros artigos sobre o Câncer.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.