Sintomas do câncer de testículo

Compartilhe:

Sumário

Aumento indolor do volume do testículo

É o sintoma mais comum. Pode se apresentar como uma nodulação endurecida, do tamanho semelhante a uma ervilha na fase inicial, podendo atingir grandes dimensões em fases mais avançadas. Geralmente o crescimento deste nódulo não causa sintomas de dor.

Dor testicular

Ocorre em até 30% a 40% dos pacientes.

Endurecimento do testículo

Sintomas inflamatórios

Ocorrem em até 25% dos casos. O quadro de inchaço, dor e aumento da temperatura local pode simular o das epididimites agudas (inflamação do epidídimo, o ducto que armazena os espermatozóides produzidos pelo testículo e que os leva até o ducto deferente, que é o canal que conduz os espermatozoides até a próstata).

Aumento do volume das mamas (ginecomastia)

Apesar de não ser comum, esse sinal pode acontecer como resultado da produção de níveis elevados de ß-HCG pelo tumor.

Sintomas de doença avançada

    • Dores nas costas: podem acontecer em até 10% a 30% das vezes e são causadas pelo aumento de volume dos linfonodos situados no retroperitônio (região posterior do interior do abdome)
    • Falta de ar e tosse: são sintomas de disseminação para os pulmões
    • Pele de coloração amarelada, náuseas e vômitos: podem ser manifestações de metástases no fígado
    • Dor de cabeça e tontura: podem ser manifestações de metástases no cérebro.
Foto de Dr. Antonio Carlos Buzaid

Dr. Antonio Carlos Buzaid

Destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405

Foto de Dr. Fernando Cotait Maluf

Dr. Fernando Cotait Maluf

Renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Artigos relacionados

Acesse outros artigos sobre o Câncer.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.