O Conselho Consultivo do Instituto Vencer o Câncer realizou nesta terça-feira, 8 de março, a segunda reunião do grupo, para apresentar os desafios institucionais para 2022, as diretrizes e objetivos do ano.
O encontro foi aberto pelo Dr. Antonio Carlos Buzaid, com um agradecimento especial à presença dos conselheiros, que contribuem para a “missão social real e sólida” do Instituto Vencer o Câncer.
A primeira parte foi dedicada à governança da entidade, conduzida pela conselheira Andréa Mascitto e equipe do Pinheiro Neto Advogados.
Em seguida, Dr. Fernando Maluf apresentou os projetos institucionais que serão desenvolvidos pelo Instituto Vencer o Câncer em 2022, envolvendo campanhas de prevenção, advocacy e colaboração para a evolução do tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde.
A diretora do Instituto, Ana Maria Drummond, falou sobre a importância de aprofundar a discussão sobre alguns projetos e aspectos de fortalecimento institucional, sem perder de vista a questão da sustentabilidade financeira e aumento da visibilidade da marca e da causa.
O presidente do Conselho Consultivo, Sérgio Amado, reforçou o objetivo de consolidar o Instituto Vencer o Câncer como uma plataforma de informação e diálogo de qualidade entre pacientes, familiares, médicos e toda a sociedade. “Precisamos quebrar de vez o estigma de que o câncer é uma palavra que não se pronuncia”.
A próxima reunião do conselho consultivo está agendada para junho de 2022.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.