Parceria entre programa Vivescer e Instituto Vencer o Câncer propõe atividades para abordar o tema com crianças e adolescentes
O Outubro Rosa é um movimento internacional para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar das campanhas de comunicação serem direcionadas às mulheres adultas, esse tema também pode ser debatido nas escolas, promovendo a conscientização de crianças e adolescentes.
O câncer de mama, além de ser um assunto de saúde, também é uma questão de educação, que envolve ensinamentos, diálogos e acolhimento. Quanto mais informação e conhecimento os alunos tiverem, mais preparados estarão para lidar com essa doença em um contexto familiar, por exemplo.
Pensando nisso, o programa Vivescer e o Instituto Vencer o Câncer desenvolveram a publicação Outubro + Rosa, um material especial que ajuda os professores a conversarem com alunos de diferentes idades e traz dicas de atividades simples e eficientes.
“Não há local melhor para prevenir o câncer do que dentro de uma sala de aula. O efeito multiplicador é o que buscamos no Vencer o Câncer”, afirma a diretora do Instituto, Ana Maria Drummond.
Segundo Vanderson Berbat, diretor da Vivescer, o objetivo é que os estudantes, desde cedo, entendam a importância do cuidado com a saúde. “Nosso conteúdo ajuda os professores a trabalharem esse tema, tão complexo, de forma delicada e empática com os alunos”.
“Muitas crianças estão vendo familiares e amigos vivenciando o câncer, é algo que está dentro da vida das pessoas”, ressalta a educadora Jamile Coelho, que apoiou o desenvolvimento da publicação. “Por isso, quanto mais o assunto chegar dentro da escola, mais ela se ocupará com a formação e autoconhecimento das pessoas, para que tanto crianças como adultos tenham melhores condições de enfrentar os desafios que a vida traz”, destaca Jamile. Ela já recebeu o diagnóstico de câncer quatro vezes e, nos vídeos do projeto, também divide um pouco da sua jornada como paciente.
Os conteúdos Outubro + Rosa estão disponíveis para download gratuito neste link.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.