É comprovado que o coronavírus – Covid-19 ataca de forma mais agressiva os idosos e aqueles com doenças debilitantes, como diabetes melitus, doenças cardiovasculares e pulmonares e câncer. Apesar disso, não precisamos de pânico e sim de cuidados importantes. Nem todo mundo que tem câncer é do grupo de risco.
O alerta é para quem tem doença hematológica (como leucemia, linfoma e mieloma), câncer em estágio muito avançado, quem está se submetendo a tratamento que diminua leucócitos e células brancas (como a quimioterapia) e que passaram por transplante de medula óssea.
Seguem algumas dicas importantes para você passar por esse momento de melhor forma possível:
- Embora nem todos os tratamentos contra o câncer sejam imunossupressores, todos devem tomar as devidas precauções para evitar infecções e para não debilitar a imunidade.
- Os pacientes oncológicos não devem interromper o tratamento com medo de ir à clínica ou hospital.
- O tratamento oncológico não deve ser suspenso, a não ser por decisão médica e avaliação individual.
- Aqueles pacientes que precisarem de internação serão internados.
- Clínicas e hospitais estão modificando o fluxo em suas instalações para atender e proteger esta população, reduzindo o risco de contágio.
- Os pacientes oncológicos em tratamento hospitalar devem seguir as recomendações de cada instituição sobre uso de equipamentos de proteção e higienização de mãos
Medidas preventivas gerais e cuidados básicos de higiene
- Ficar em casa, evitar aglomerações e lugares fechados
- Lavar bem as mãos corretamente por 40 a 60 segundos
- Utilizar álcool em gel por 20 a 30 segundos
- Não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca
- Cobrir com o antebraço o nariz e boca a tossir e espirrar
- Usar máscara em lugares públicos
- Manter distância de pessoas que estão infectadas ou de pessoas com os sintomas
- Caso apresente febre, coriza, tosse seca ou falta de ar, contate o seu médico
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.