Dicas para uma viagem segura para pacientes oncológicos

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

Dra Maria Alzira Rocha 


Antes de planejar sua viagem de férias, consulte seu oncologista. Ele avaliará sua condição clínica e fará orientações sobre a melhor época para viajar, atividades e tipos de locais mais seguros, sem prejuízos à agenda de tratamento.

Certifique-se de levar seus medicamentos e receitas médicas. Tenha cópias de seus registros médicos, caso precise justificar o uso das medicações ou ir a um serviço de emergência.

Se você tiver plano de saúde, verifique se há cobertura em seu destino. Considere a possibilidade de obter um seguro de viagem adicional para maior tranquilidade.

Prefira destinos com fácil acesso a cuidados médicos. Pesquise hospitais e clínicas próximos e mantenha uma lista de contatos úteis.

Opte por destinos mais tranquilos e com infraestrutura. Caso necessário, use máscara para evitar transmissão de doenças infecciosas.

Mantenha uma dieta equilibrada durante a viagem. Opte por refeições saudáveis e evite alimentos de digestão mais demorada. Beba água, sucos, chás regularmente. Manter-se hidratado ajuda a combater a fadiga e minimiza os efeitos colaterais do tratamento.


Aprecie os Momentos


Inclua tempo para descanso em seu itinerário, adequando-o a seu momento atual. O tratamento pode ser cansativo e o descanso é essencial. 

Lembre-se de aproveitar cada momento da viagem. Explore novos lugares, desfrute da companhia de entes queridos e concentre-se no positivo.

Maria Alzira Rocha é médica oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer

Leia também: Alimentação de pacientes oncológicos nas festas de fim de ano

Publicação: 15/12/2023 | Atualização: 18/07/2025

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.