Os fundadores do Instituto Vencer o Câncer, oncologistas Antonio Buzaid e Fernando Maluf, receberam homenagens durante o lançamento do Prêmio Merula Steagall, realizado no 10° Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em 28 de setembro.
O prêmio, com foco na inovação, transformação da realidade na saúde e impacto qualitativo na jornada de cuidados em Oncologia, é uma homenagem à fundadora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer e da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia.
O público-alvo são profissionais e organizações, públicas, privadas ou ONGs, ativistas, pacientes engajados com atuação reconhecida no enfrentamento ao câncer no Brasil.
No lançamento, foram entregues menções de reconhecimento a agentes transformadores e promotores de melhoria em saúde. Dr Antonio Buzaid recebeu uma homenagem especial pela colaboração com o Movimento TJCC.
“Recebi alguns prêmios ao longo da minha carreira, mas este eu reputo como o mais importante, porque ele carrega o nome de uma pessoa que eu conheci, com quem eu trabalhei e, acima de tudo, que eu admirava muito”, afirmou Buzaid, em vídeo.
“Agradeço imensamente pelo honroso prêmio da nossa querida Merula. Fiquei muito emocionado por todo o contexto”, ressaltou Fernando Maluf.
“Com o Merula Steagall Awards vamos reconhecer as contribuições significativas e impactantes na área da Oncologia, especialmente àquelas que buscam resolver os desafios da promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e a humanização”, disse Dra. Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrale.
Nomes como o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão, o ex-diretor do INCA Luiz Antonio Santini e o hematologista Nelson Hamerschlak também foram homenageados na cerimônia.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.