back to top

Hora para comer: antes ou depois da quimioterapia?

spot_img

 

Antes de estabelecer um planejamento alimentar, o paciente deve observar em que momento do dia seus sintomas são mais intensos.

Seja pela náusea, pelas feridas na boca ou pela alteração do paladar, a alimentação do paciente em tratamento quimioterápico é um desafio diário. Para além da escolha de uma dieta leve e balanceada, responsável por fornecer a energia de que o organismo precisa, o paciente precisa atentar também para a questão dos horários da alimentação. Nesse contexto, uma dúvida mais específica é: no dia da quimioterapia, deve-se comer antes ou depois da sessão?

Não há uma resposta única. Cada paciente deve observar em que momento geralmente os sintomas começam a surgir ou a ficar mais intensos e, a partir daí, estabelecer um planejamento com a ajuda do médico. Há pacientes que se sentem melhor comendo alguma coisa leve antes, outros preferem comer somente depois e há os que levam um pacote de biscoitos para se alimentar durante a sessão.

Embora seja uma opção particular, as orientações médicas em geral apontam para a necessidade de uma boa alimentação no dia da aplicação, evitando o jejum. Até mesmo porque a sensação de náusea pode surgir exatamente por causa do estômago vazio.

Recomenda-se uma dieta baseada em carboidratos complexos e proteína, além da ingestão de muita água antes e depois da seção. Durante a aplicação, barras de cereais, torradas e iogurtes podem ser bem-vindos – lembrando que, se o cateter estiver posicionado numa mão, a comida escolhida deve ser manuseada somente com a outra.

Por fim, é preciso reconhecer que o apetite de um paciente com câncer fica bastante alterado por conta da quimioterapia. Se você é um familiar ou acompanhante, uma dose de flexibilidade é sempre necessário para que o assunto “alimentação” não seja uma fonte de estresse ou ansiedade.

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria