O câncer do colo do útero permanece como uma das principais causas de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil. Trata-se de uma doença amplamente prevenível com a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Apesar da disponibilidade gratuita da vacina pelo SUS, desafios como a desinformação e a baixa adesão nas faixas etárias recomendadas ainda dificultam o alcance necessário para uma cobertura efetiva.
Para entender melhor os obstáculos enfrentados e as estratégias eficazes para ampliar a vacinação, publicamos no portal Medicina S/A o artigo “Vacinação contra o HPV: Estratégia Fundamental para Prevenção do Câncer do Colo do Útero”, escrito pela Diretora Institucional do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond; pelo doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina da USP e consultor estratégico da Aliança Nacional para Eliminação do Câncer do Colo do Útero, Fernando Maia; e pela Diretora de Projetos e Parcerias do Grupo Mulheres do Brasil, Fabiana Peroni.
Leia o artigo completo aqui e compartilhe a informação.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.