Pular para o conteúdo principal

Câncer de colo do útero | O que é?

O que é

Anatomia

O colo uterino é a parte inferior do útero localizada junto à cúpula da vagina, com a qual se comunica por meio de um conduto, o canal cervical, por onde penetram os espermatozoides e sai o sangue menstrual. A parte externa do colo, que fica em contato com a vagina, chama-se ectocérvice; sua parte interna é a endocérvice. O local em que o canal cervical se abre para a vagina recebe o nome de zona de transformação, área em que se desenvolve a maioria dos tumores do colo uterino.

Os cânceres do colo uterino se originam nas células que forram essa área: o epitélio. A parte que está em contato com a vagina (a ectocérvice) é revestida por um epitélio escamoso (semelhante ao da vagina), que pode dar origem ao câncer de células escamosas. O epitélio da parte interna do colo de útero (endocérvice) é um epitélio glandular e pode dar origem a outro tipo de câncer do colo uterino: o adenocarcinoma.

Anatomia do colo uterino

Anatomia do colo uterino com visão do órgão ampliada.

Localização do colo uterino.

Localização do colo uterino.

História Natural da Doença

O tumor uterino tem início como uma lesão pré-maligna, chamada neoplasia intraepitelial cervical, sendo lesões causadas pelo HPV. De acordo com o grau de comprometimento, são classificadas em graus 1, 2 e 3 (em ordem crescente de agressividade).

O último estágio das lesões pré-malignas é a neoplasia intraepitelial cervical grau 3, previamente também chamada de carcinoma in situ. Nessa fase, as células malignas atingiram pelo menos dois terços da espessura do epitélio cervical, porém ainda não têm a capacidade de invadir os tecidos e causar metástases, por estarem limitadas por uma barreira natural do órgão, chamada membrana basal.

Quando o tumor consegue ultrapassar a membrana basal, pode invadir progressivamente os tecidos vizinhos. Inicialmente as células malignas irão se infiltrar superficialmente em direção à vagina e profundamente em direção às lâminas de tecido conjuntivo que mantêm o útero fixo em sua posição na bacia: os paramétrios.

A partir daí, as células tumorais podem invadir órgãos vizinhos, como bexiga, ureteres, reto, cavidade pélvica, os linfonodos da região e penetrar os vasos linfáticos e sanguíneos para ter acesso a órgãos distantes, como pulmões, fígado e ossos.

Crescimento local do câncer de colo uterino.

Crescimento local do câncer de colo uterino. Note que o câncer, ao crescer, passa a infiltrar o tecido próximo ao epitélio do colo em direção à vagina e profundamente em direção aos ligamentos que mantêm o útero fixo em sua posição na bacia: os paramétrios.

Crescimento à distância do câncer de colo uterino

Crescimento à distância do câncer de colo uterino. Note que o câncer pode atingir os linfonodos próximos e, a seguir, órgãos distantes, como pulmões, fígado e ossos.

Felizmente, tumores avançados de colo uterino são cada vez menos frequentes, porque os exames preventivos permitem diagnosticar lesões pré-malignas ou malignas em fase precoce.

Tipos de câncer de cólo uterino

Existem diferentes tipos de câncer do colo uterino, dependendo do tipo de célula que lhes dá origem:

Carcinoma epidermoide ou escamoso

É responsável por 70% a 80% dos casos e se origina nas células da ectocérvice. Está associado à infecção pelo HPV.

Adenocarcinoma

É o segundo tipo mais comum, correspondente a cerca de 20% dos casos, e se origina a partir das células da endocérvice. Também está associado a infecções pelo HPV.

Carcinoma adenoescamoso

É um terceiro tipo, mais raro e com características mistas dos dois tipos anteriores


Atualização: Graziela Zibetti Dal Molin – CRM: 147.913
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM: DF 27574
Oncologista Clínica no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF
Vídeo: Dra. Juliana Pimenta

Selecione uma área para saber mais:

Prevenção

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Diagnóstico

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Recaída

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer de colo do útero

Notícias

Câncer de ovário: uma doença silenciosa que merece mais atenção

Maio é o mês de conscientização sobre o câncer de ovário, a segunda neoplasia ginecológica mais comum no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional…
Notícias

As novas estratégias para tratar os tumores femininos

De todos os cânceres diagnosticados nas mulheres no Brasil, cerca de metade são compostos pelos chamados tumores femininos: o câncer de mama, o de colo…
Câncer

Março Lilás – Conscientização sobre Câncer de Colo de Útero – Saúde da Mulher

Saiba sobre a prevenção do câncer do colo de útero Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de…
Notícias
“Resolvi que ia ser agente da minha história”
Notícias
Câncer de colo de útero: informação e vacinação salvam vidas
Notícias câncer de colo de útero
Câncer de Colo de Útero: a luta contra um tumor evitável e curável, que mata milhares de mulheres todos os anos