O Dia Mundial do Câncer acontece todos os anos em 4 de fevereiro, e esse momento é para reforçar a importância de prevenir a doença. O INCA, estima que aproximadamente 704 mil pessoas no Brasil terão câncer até 2025.
Mas vale lembrar que a preocupação em prevenir a doença não deve ser apenas nesta data. Saber os riscos, fazer exames de rastreamento, cuidar da saúde e estar atento aos sintomas são atitudes que você precisa ter o ano inteiro.
E claro, tem que buscar as informações corretas para te ajudar na prevenção, tratamento e cura do câncer. Mas você deve pensar, “Como vou saber a maneira correta de me prevenir do câncer?”. Por isso, separamos algumas dicas para te auxiliar.
Veja quais são as recomendações na prevenção do câncer
Essas dicas são fundamentais para ter um estilo de vida saudável e reduzir suas chances de ter câncer. De acordo com a Secretaria da Saúde, existem cerca de 100 tipos de câncer, por isso é tão importante essa conscientização e cuidados na prevenção.
Como prevenir a doença:
- Pratique hábitos de vida saudáveis: alimentação saudável, atividade física regular, evite o tabagismo, evite o consumo excessivo de álcool e pratique sexo seguro;
- Consulte regularmente médico para exames preventivos;
- Se tem um histórico familiar de câncer, considere falar com o médico sobre a possibilidade de rastreamento genético;
- Mantenha a carteira de vacinação em dia.
- Evite a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol ou lâmpadas UV. Use roupas protetoras e protetor solar;
- Evite ou limite o consumo de alimentos processados e carnes vermelhas.
Envie estas informações para seus amigos e familiares. Quanto mais pessoas tiverem acesso a informações verdadeiras, mais nos unimos no combate ao câncer.
Quer saber mais sobre o Dia Mundial do Câncer?
Assista aqui um vídeo que explica os desafios da jornada do paciente
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.