O trabalho do Vencer o Câncer em um ano de conquistas e impacto

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

Encerrar 2025 é, acima de tudo, reconhecer um ano de avanços concretos, aprendizados profundos e compromissos renovados. Para o Instituto Vencer o Câncer, foi um período marcado por muitas realizações nas principais frentes de atuação que orientam a nossa missão: educação, pesquisa clínica e advocacy, com contribuição efetiva para a construção de políticas públicas mais sólidas no controle do câncer no Brasil.

Ao longo deste ano, ampliamos nossa visibilidade, fortalecemos parcerias e assumimos responsabilidades ainda maiores diante do desafio que o câncer representa para o país. Avançamos de forma consistente na consolidação do projeto de pesquisa clínica. Hoje, são 20 centros implementados, distribuídos por todas as regiões do Brasil, impulsionando a produção científica nacional, trabalhando para ampliar o acesso de pacientes a estudos clínicos para tratamentos inovadores.

Também expandimos de maneira significativa o impacto das nossas iniciativas de educação e conscientização. As campanhas mensais de conscientização ganharam ainda mais força, assim como ações estruturantes de prevenção e informação, como a Aliança Nacional para Eliminação do Câncer do Colo do Útero e, mais recentemente, a campanha de grande alcance dedicada à conscientização sobre o câncer de testículo. Esses são exemplos de como é possível engajar a sociedade com informação qualificada, apoio de influenciadores e estratégias consistentes em mídias digitais.

Educação, Comunicação e Pesquisa, com foco nos próximos 10 anos

Em 2025, o Instituto Vencer o Câncer deu um salto importante no ambiente digital. Somente neste ano, mais de 6 milhões de novos usuários acessaram o portal do Instituto, ampliando o alcance das mensagens de prevenção, diagnóstico precoce e acesso ao tratamento. Esse crescimento veio acompanhado de excelência na entrega dos projetos, alto impacto de visibilidade e fortalecimento da imagem institucional.

No âmbito do fortalecimento institucional, realizamos em novembro o segundo Jantar Beneficente, que reuniu cerca de 700 convidados no Clube Monte Líbano, em São Paulo, e teve ampla repercussão na mídia tradicional e nas redes sociais. O Instituto também realizou o Healthspan Summit, com a presença do Dr. Valter Longo, uma das maiores autoridades internacionais em estudos sobre longevidade, promovendo debates relevantes sobre saúde e câncer, com grande engajamento e reflexões fundamentais sobre qualidade de vida e prevenção.

Durante o jantar, o Instituto Vencer o Câncer lançou a estratégia 1-10-100, que orienta a visão de longo prazo: nos próximos 10 anos, impactar 1 milhão de pessoas por meio da pesquisa clínica, alcançar 10 milhões de brasileiros com educação em saúde e contribuir para que 100 milhões de pessoas tenham acesso a novos medicamentos, ajudando a transformar o cuidado do câncer no Brasil.

Na área de pesquisa clínica, 2025 marcou um passo estratégico importante. O Instituto assumiu internamente a inteligência do programa, fortalecendo o monitoramento, a gestão de dados e o controle dos processos, além de reforçar a imagem institucional. Assim, foi consolidada a fase inicial do projeto, com centros estruturados, equipes formadas e processos padronizados. O próximo ano será dedicado à integração em rede desses centros, promovendo o compartilhamento de conhecimento, experiências e inteligência, com foco em resultados mensuráveis, influência em políticas públicas e posicionamento do Brasil no cenário global da pesquisa clínica.

Esse caminho é sustentado por compromissos claros, como reforça o Dr. Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer:

“Nós, como cofundadores do Instituto Vencer o Câncer, seguiremos atuando no fortalecimento das políticas públicas, no desenvolvimento de projetos estruturantes e na produção de informação qualificada, por meio de textos, vídeos e livros, com o objetivo de promover saúde para brasileiras e brasileiros de todas as idades, crianças, adolescentes e adultos. Nosso compromisso é trabalhar para ampliar o acesso às medicações, contribuir para a redução das filas de tratamento, como as de cirurgia, e retomar e fortalecer campanhas de prevenção, a exemplo da vacinação contra o HPV, entre outras iniciativas fundamentais. Desejo a todas e todos muita saúde, muita paz e, certamente, um Brasil melhor em 2026.”

O encerramento do ano também é um momento de reflexão e sensibilidade, como destaca o Dr. Antonio Buzaid, cofundador do Instituto:

“Neste fim de ano, gostaria de deixar a todos uma mensagem de serenidade, respeito e esperança. É um momento de balanço, de reflexão e também de reafirmar compromissos que são urgentes e coletivos. Falar sobre câncer no Brasil é falar de pessoas, famílias e trajetórias que convivem diariamente com esta doença, que já é a principal causa de morte em mais de 600 cidades brasileiras. Esses números pedem atenção e sensibilidade, ao mesmo tempo em que reforçam a necessidade de respostas responsáveis e contínuas. Agradeço a todos que caminharam conosco nessa missão, contribuindo diariamente para evitar, tratar e, cada vez mais, vencer o câncer. Seguimos juntos, com compromisso, ciência e confiança no futuro.”

Esse trabalho só é possível graças a uma ampla rede de pessoas e instituições comprometidas com o mesmo propósito, como ressalta Ana Maria Drummond, diretora institucional do Instituto Vencer o Câncer:

“Ao longo de cada ano, o nosso propósito no Instituto Vencer o Câncer se renova. Nascemos com o compromisso de transformar conhecimento em ação e seguimos firmes nessa missão: levar informação de qualidade, contribuir para a construção de políticas públicas mais efetivas e incentivar a pesquisa clínica no Brasil. Esses são os pilares que orientam o nosso trabalho e que, juntos, têm o potencial de transformar o cuidado oncológico no país. Nada disso é possível de forma isolada. Esse trabalho se sustenta graças a uma ampla rede de pessoas e instituições que acreditam no mesmo propósito. Médicos, profissionais de saúde, pesquisadores, comunicadores, parceiros e apoiadores caminham conosco para que a ciência chegue, de fato, a quem mais precisa.”

O Instituto Vencer o Câncer encerra 2025 com o entendimento de que os desafios seguem grandes e o número de casos de câncer continua a crescer. Mas segue com foco, planejamento e visão de longo prazo. Mais do que resultados, este ano reforçou a certeza de que informação de qualidade, ciência, articulação institucional e compromisso coletivo são caminhos reais para transformar o cuidado oncológico no Brasil.

Publicação: 22/12/2025 | Atualização: 19/12/2025

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.