back to top

Proteção contra o câncer de pele 

spot_img

O carnaval acabou, mas os cuidados com a pele continuam e se proteger dos raios solares deve fazer parte da rotina.

O excesso de exposição solar sem proteção ao longo da vida pode causar câncer de pele não melanoma. Este é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Ele pode ser evitado com ações simples, como uso de protetor solar e redução da exposição ao sol. 

Saiba alguns cuidados que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele não melanoma. 

O número de casos de câncer de pele tem aumentado no Brasil e no mundo todo. O país registrou 176,9 mil novos casos de câncer não-melanoma  8,4 mil casos de melanoma  em 2020, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em geral, os sintomas costumam aparecer a partir dos 40 anos de idade.

Cuidados para prevenir o câncer de pele

Proteção contra o câncer de pele 

Cuidados simples para prevenir o câncer de pele

  • Usar protetor solar todos os dias mesmo sem exposição direta ao sol;
  • Evitar tomar sol no período das 10h às 16 horas;
  • Verificar regularmente a pele para detectar qualquer alteração como manchas, pintas irregulares ou de coloração muito escura, inchaços, vermelhidão, coceira;
  • Usar chapéus, camisas de manga comprida sempre que estiver ao ar livre;
  • Usar óculos de sol com proteção contra aos raios ultravioletas, UVA/UVB;

Saiba quais são os tipos de câncer de pele mais comuns

Carcinoma basocelular (CBC)

É o mais comum e menos letal, surge nas células basais, na camada mais superior da pele e por isso são mais visíveis. Em geral aparece um pequeno tumor, que causa vermelhidão na pele e aumenta de tamanho aos poucos.

Carcinoma epidermoide (CEC)

Surge nas células escamosas, com o aparecimento de rugas, alterações na pigmentação da pele e também tem perda de elasticidade. As áreas que mais ficam expostas ao sol são rosto, orelhas, couro cabelo e pescoço, por isso pode observar com mais atenção, mas também pode acontecer em outras partes do corpo.

Melanoma

É o tipo mais raro e também mais grave. O tumor surge da melanina que é responsável pela cor da pele, olhos e cabelo. Pode aparecer em qualquer parte da pele e se expandir para órgãos internos, como no cérebro e coração, em forma de pintas ou sinais que mudam de cor ou causam sangramento.

Em caso de sinais procure um dermatologista. Prevenção salva vidas.

Acompanhe os conteúdos do Instituto Vencer o Câncer .

Fonte: SBD, INCA e Instituto Vencer o Câncer

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria